3 termos relacionados ao Big Data que você precisa conhecer

O conceito do momento é Big Data. Cada vez mais empresas estão se especializando e investindo em ferramentas que permitam a captação e organização de dados que ajudem estrategicamente a empresa a se organizar mais assertivamente no universo comercial.

No entanto, será que você está realmente por dentro de tudo que o circula este famigerado conceito que tem sido o centro das atenções atualmente? Vamos ajudar você com três termos fundamentais para a compreensão do conceito de Big Data. Acompanhe.

big-data-futurecom
Foto: reprodução/ Gartner

Fast data

Essa expressão se refere a “dados que perderão valor ao longo do tempo”, termo cunhado em 2012. Um bom exemplo de similaridade são os registros de feeds do Twitter, que precisam ser capturados e analisados em tempo real, para que decisões rápidas sejam tomadas.

Slow data

Oposto de “fast data”, “slow data” diz respeito aos dados que podem ser usados para rotinas de análises e aplicados para tomadas de decisões que não necessitam de informações imediatas.

Dark data

A expressão serve para categorizar aqueles dados que estão escondidos ou são desconhecidos. Em geral, as pessoas às vezes nem sabem que estes dados existem, e muitas vezes são necessários algoritmos específicos para capturá-los.

Quer saber mais sobre Big Data? No Futurecom deste ano vários painéis temáticos abordarão justamente este conceito e como a sua aplicação tem se dado no contexto empresarial. Participe!

Por redação Futurecom.