Acesso a banda larga fixa cresce 6% em um ano no Brasil

Isso é o que informam os últimos dados da Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel. Analisando os novos contratantes de banda larga fixa entre julho de 2016 e julho de 2017, a Agência identificou pouco mais de 1,5 milhão de novos acessos, o que representa um crescimento de 6% no número de usuários ativos.

Esses dados significam que o Brasil está se aproximando de 28 milhões de acessos à banda larga fixa. A expectativa é que nos próximos anos o crescimento seja cada vez mais considerável, em razão de uma tendência regional de estímulo à conectividade. Como já vimos aqui, é esperado que a América Latina ganhe 150 milhões de novos usuários apenas na banda larga móvel, atingindo 450 milhões de acessos agregados até 2020.

Segundo a Anatel, os principais responsáveis por esse crescimento são os provedores regionais de banda larga fixa, que fecharam 989.440 novos contratos, um aumento de 37,17%. Praticamente todos as empresas obtiveram novos clientes. Quem liderou foi a TIM, com pouco mais de 65 mil novos assinantes (+20,99%), seguida pela Sky, com 58.695 novos assinantes (19,03%), e acompanhada da Cabo, com ligeiramente mais de 12 mil novos contratos (12,83%).

Já no que refere aos novos acessos regionais à banda larga, o Estado brasileiro que liderou o crescimento percentual no setor foi o Amapá, com um incremento de mais de 48%. Depois vem o Rio Grande do Norte, que cresceu 18,27% no número de acessos, seguido pelo Ceará, com 14,41% de crescimento.

É extremamente pertinente que o crescimento percentual seja liderado por cidades da região Nordeste. Isso porque, em 2016, das 37 megacidades brasileiras que concentravam 50% do acesso à internet, a região Norte e Nordeste contava com apenas 10, todas capitais. Segundo os dados da Anatel, nenhum Estado brasileiro perdeu acessos nos últimos doze meses.

Quer continuar por dentro das informações mais pertinentes dos setores de TI, Internet e Telecom? Que tal também participar de discussões, acompanhar entrevistas e palestras? Isso tudo é possível no Futurecom, o maior e mais qualificado evento do gênero na América Latina. A próxima edição acontece entre os dias 2 e 5 de Outubro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Não fique de fora!

 

Por redação Futurecom, com informações de Infraroi e G1.