Anatel cobra mais transparência das operadoras de Telecom

A Anatel vai exigir melhorias no atendimento e nos serviços de telecomunicação através de um novo regulamento.

Imagem: Canaltech
Imagem: Canaltech

A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, prepara um novo regulamento de qualidade para o serviço de Telecom, de acordo com as demandas e reclamações dos consumidores. Fatores como atendimento via telefone e também a capacidade de resolução são alguns dos apontados como maiores causadores de problemas, e que devem sofrer mudanças no regulamento.

O novo regulamento para a qualidade dos serviços de Telecom estará voltado mais em estimular a atuação responsiva e de transparência das operadoras, enquanto o atual está focado apenas em multas e punições. “A transparência na relação com os consumidores deverá ser um divisor de águas”, afirmou a superintendente de Relações com os Consumidores da Anatel, Elisa Leonel.

Alguns pilares sustentam o novo regulamento da Anatel, sendo eles a promoção da qualidade geral do setor, a adoção de mecanismos de regulação responsiva, o fornecimento de informações críveis aos consumidores e também a mudança do foco do acompanhamento da qualidade. Além de novas normas, o regulamento implica também novas formas de vigilância destes serviços, assegurando o melhor resultado para os consumidores com pesquisas a nível municipal, não apenas por região, como é feito conforme o regulamento atual.

Anteriormente noticiamos aqui no blog uma entrevista com o presidente da Anatel, João Rezende, na qual defende a necessidade de uma revisão no marco regulatório do setor de telecomunicações visando a modernização, relembre aqui.