Google anuncia nova versão do Android. Conheça as melhorias

A oitava versão do sistema operacional da Google já tem nome e suas melhorias anunciadas. O Android 8.0 Oreo foi anunciado no dia 21 de agosto e deve ser disponibilizado nos smartphones e tablets com suporte até o final do ano. As principais melhorias, como veremos nesse texto, envolvem principalmente a usabilidade dos usuários, segurança e economia de bateria.

 

Otimização da experiência

Falando em quantidade, talvez as melhorias mais relevantes que os usuários da nova versão do Android poderão conferir nessa versão referem-se a usabilidade. Entre os recursos promovidos estão:

  • O Picture-in-Picture, que é a possibilidade de fazer funcionar apps simultaneamente, dividindo a tela em janelas separadas;
  • Pontos de notificação, que permite visualizar um menu só com as novidades de um aplicativo específico. Esse recurso é diferente das Push Notifications, que são as notificações acumuladas na barra superior da tela que são acessadas “puxando-as” para baixo;
  • O auto-preenchimento de informações, recurso que todo usuário de PC já conhece. Com a permissão do usuário, login e senha são preenchidos rapidamente com um toque;
  • Os Instant Apps ou “Apps instantâneos”, que são basicamente aplicativos que funcionam diretamente a partir do browser, sem necessidade de realizar downloads. É basicamente um “teletransporte” para novos aplicativos sem ocupar a memória do smartphone.

Recursos de segurança

Talvez as principais melhorias entre esses recursos sejam o Google Play Protect e o Assistente Wi-Fi. O primeiro servirá como um scanner que atuará em conjunto com a Play Store (a loja de aplicativos do Android), verificando mais de 50 bilhões de aplicativos diariamente para garantir a navegação segura dos usuários.

Já o Assistente Wi-Fi serve para incrementar a segurança na conexão entre o usuário e uma rede wireless. Esse recurso cria uma VPN (rede virtual privada, em português) entre o usuário e o Google para proteger os aparelhos quando estiverem conectados em redes Wi-Fi abertas.

Velocidade e economia

A maior velocidade do sistema e economia de baterias estão interligadas nas melhorias apresentadas até então. O principal recurso apresentado nesse sentido é a minimização das atividades em segundo plano, isto é, fazer com que os aplicativos que o usuário não esteja utilizando ocupem menos memória e bateria. Além disso, Google afirma que o uso de bateria foi otimizado e a economia da mesma foi melhorada.

Já no que se refere à interface, não são muitas as mudanças. Design do menu e alguns recursos secundários foram adicionados, além de melhorias na IU (Interface do Usuário).

Por enquanto, é isso que sabemos. Mas ficaremos de olho para mais novidades entre os softwares de dispositivos móveis. E para mais notícias semelhantes, continue acompanhando o blog do Futurecom, o maior e mais qualificado evento de telecom, TI e Internet na América Latina.

Por redação Futurecom, com informações de EXAME.