Ao que tudo indica, celulares 5G chegarão ao mercado em 2019

Como já vimos aqui, o 5G já está mobilizando investimentos e pesquisas para ter sua primeira versão não-autônoma lançada até 2019. Ao que tudo indica, os smartphones lançados nesse mesmo ano vão acompanhar os desenvolvimentos da tecnologia, e já terão plena capacidade para operarem com as redes 5G no mesmo ano.

Quem confirma a expectativa é Steven Mollenkopf, presidente-executivo da Qualcomm, a maior fabricante de chips processadores para smartphones do mundo. Ele concedeu uma entrevista sobre o assunto nos bastidores do Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha. Segundo ele, mercados na Ásia e dos Estados Unidos já estarão absorvendo smartphones com capacidade para o 5G já em 2019, mesmo que a estimativa anterior tivesse sido diferente.

Celulares 5G até 2019 - Futurecom

Até pouco tempo atrás, esperava-se que os aparelhos com capacidade para as novas redes estariam nas prateleiras das lojas apenas em 2020. No entanto, segundo o próprio presidente-executivo da Qualcomm o aumento da demanda dos consumidores e das empresas forçou as indústrias a se anteciparem e acompanharem os pedidos.

O executivo ainda comentou que na Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos as operadoras já estão se preparando para lançar as novas redes já em 2019. Como já falamos aqui, atualmente cerca de 25 operadoras em 15 diferentes países realizam demonstrações com o 5G, antecipando a realidade que será vista até 2019. No Brasil, os smartphones com capacidade para a nova rede devem ir às lojas até 2020.

Não custa lembrar que a disponibilidade do 5G também é importante para empresas e desenvolvedores. A velocidade da rede consegue ser até 20 vezes mais rápida do que a 4G, o que é muito bem vindo para novos recursos em smartphones, atualizações e equipamentos de rede.

Fique por dentro das discussões mais urgentes e notícias mais frescas sobre o 5G comparecendo ao Futurecom, o maior e mais qualificado evento de TI, Telecom e Internet da América Latina. É durante os dias 2 e 5 de Outubro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Não fique de fora!

 

Por redação Futurecom.