Até o final de 2014, serão 12 bilhões de dispositivos conectados

Aproximadamente 12 bilhões de dispositivos estarão conectados à internet no mundo todo até o fim do ano, de acordo com a projeção realizada pela Strategy Analytics. Se a projeção for confirmada, 1,7 dispositivo por pessoa estará ligado à rede até o final de 2014.

dispositivos conectados
Imagem: reprodução/ morgan style

A comparação com períodos anteriores aponta que os dispositivos tradicionais como computadores, tablets e smartphones correspondem, hoje, a menos de 1/3 dos aparelhos conectados. Em 2007, por exemplo, os PCs representavam 2/3 das conexões e agora são apenas 10%.

A Strategy Analytics afirma ainda que os números tendem a ser ainda mais representativos nos próximos anos, tendo em vista a internet das coisas. A Internet das Coisas (Internet of Things ou IoT) já foi abordada em nosso blog e se resume à revolução tecnológica que tem como objetivo estabelecer conexões entre itens usados diariamente à rede mundial de computadores. Confira aqui mais informações sobre o termo, a popularização e sua aplicação em nossa rotina.

Por tais motivos, a consultoria prevê também que serão 33 bilhões de dispositivos conectados até 2020 – aproximadamente 4,3 por habitante no globo.

Fontes: Olhar Digital.