Big Data auxilia em nova abordagem ao consumidor

Unindo Big Data e geolocalização, a empresa passa a estudar melhor o consumidor e seu comportamento.

 

Imagem: Computer World.
Imagem: Computer World.

 

As empresas têm aperfeiçoado a maneira de se comunicar com seus clientes, e fazendo uso da tecnologia como grande aliada neste processo. Visto que a tradicional publicidade massiva e apenas offline não traz mais os mesmo resultados, inovar abusando dos recursos tecnológicos passou a ser questão de sobrevivência no mercado e uma grande estratégia. Dada a importância deste casamento da comunicação com a tecnologia, é importante que o marketing e os gestores estejam por dentro das novidades deste mercado.

Os fornecedores têm apostado na integração de tecnologias como programas de recompensas, engajamento digital, CRM, estratégias de personalização e Big Data, para construir soluções que envolvem engajamento e lealdade, sendo poderosas ferramentas que auxiliam no estudo ao comportamento do consumidor e na relação com este público.

Atualmente as novas tecnologias permitem que as empresas capturem cada vez mais dados de seus clientes. Através do Big Data, as empresas podem obter maior visibilidade de quem são os seus consumidores e também saber quais seus hábitos no processo de compras. Assim, conhecendo melhor o consumidor, as plataformas de lealdade que utilizam a integração dessas tecnologias são capazes de agregar esse conhecimento para aumentar os níveis de retenção e satisfação, e assim oferecer experiências relevantes para cada tipo de consumidor.

Ou seja, mais que entender melhor o comportamento do público alvo, as empresas podem assim realizar uma análise preditiva e gerar melhoras, ofertas, recomendações personalizadas com base em cada perfil, agregando valor e criando fidelização. A geolocalização é relevante nestas novas plataformas de lealdade pois, com base nos dados que ela oferece, a empresa pode gerar ofertas específicas.

Para saber mais sobre o famoso Big Data, confira nosso material aqui.