Rua Francisco Rocha, 2.150.Bitcoins: entendendo o fenômeno

Bitcoins: entendendo o fenômeno
Imagem: reprodução/ Coin Desk

O desenvolvimento tecnológico já causou inúmeras mudanças nos mais diversos domínios da sociedade, inclusive na economia. As compras online, internet banking, m-Payment e o e-Commerce em geral fizeram com que boa parte da população economicamente ativa migrasse algumas de suas atividades para o ambiente virtual.

Com isso em mente, é compreensível que se tenha desenvolvido uma unidade monetária online, o Bitcoin.

O que é Bitcoin?

O Bitcoin é uma moeda digital que permite a transferência anônima de valores criada em 2009 por Satoshi Nakamoto. A moeda é descentralizada, ou seja, não conta com nenhum órgão responsável pelo seu gerenciamento – possibilitando as transações a partir da rede de compartilhamentos P2P (ponto-a-ponto).

Como o dinheiro “comum”, Bitcoins podem ser enviadas pela Internet para qualquer pessoa – desde que esta tenha um endereço de Bitcoin. Os valores podem ser salvos no computador em um arquivo carteira (wallet) ou em serviços de carteira provido por terceiros.

A unidade usa criptografia para funções básicas de segurança e evita gastos duplos ao certificar que Bitcoins só podem ser gastas pelo dono. Essa característica e a ausência de uma entidade administradora central inviabiliza a manipulação do valor da moeda digital.

Como gerar as Bitcoins?

Diferentemente do que muitos imaginam, as BitCoins podem ser geradas por seus próprios usuários, por meio do processamento dos computadores.

Há várias maneiras de se obter Bitcoins. Você pode compra-las por meio do site Mercado Bitcoin, cujo funcionamento é similar a uma casa de câmbio: realize o cadastro no site e faça um depósito em reais (o mínimo é R$ 50), lá será possível comprar frações da moeda digital. Outra possibilidade é a obtenção das moedas a partir da mineração (processo de descriptografar as transações para aprová-las).

O blog do Futurecom já abordou o comércio eletrônico em diversos textos, em posts sobre o crescimento do m-Commerce e pagamentos móveis. Confira o site oficial do maior evento de TIC da América Latina e saiba mais sobre o universo da Tecnologia!

Fontes: Kanitz, TechTudo, Bitcoin Brasil, Terra.