Brasil lidera acesso a internet móvel na América Latina

É isso o que indica o novo relatório divulgado pela GSMA – associação que representa o interesse das operadoras móveis – sobre o número de assinaturas de celular ativas no Brasil. Mesmo que tenha encerrado 2016 com menos linhas de telefonia móvel, como vimos aqui, o país concentra 34% dos acessos a internet móvel no continente, com 234,6 milhões de chips ativos.

Brasil lidera acesso a internet móvel na América Latina

A GSMA identificou um total de 690 milhões de conexões ativas. Nesse panorama, o Brasil também foi líder no acesso à internet via smartphones, sendo que 73% das conexões foram realizadas através dos aparelhos. Esse dado não é uma surpresa, já que os dispositivos móveis venceram inclusive a crise econômica no país e cresceram entre as vendas de eletrônicos.

O Brasil também foi líder entre os países com acesso ao 4G: 35% das conexões de internet móvel consideradas utilizaram a tecnologia. Novamente, essa informação concretiza uma expectativa já levantada por uma realidade recente. Isso porque, como vimos aqui, em fevereiro de 2017 o crescimento no número de acessos ao 4G já era 120% superior ao registrado no mesmo período de 2016. Acima de tudo, estamos avançando!

Demais países

No que se refere aos outros países estudados pelo GSMA, seguindo o Brasil entre os cinco campeões no número de acessos estão: México (108.6 milhões); Argentina (63.3 milhões); Colômbia (53.4 milhões); e Peru (38.8 milhões). Entre todos os 20 países analisados pela GSMA, 11 (55%) possuem a maior parte de sua conexão de internet móvel realizada por smartphones. Além disso, apenas 10 entre todos eles possuem mais do que 15% dos acessos realizados através da tecnologia 4G.

Considerando todos os 690 milhões de conexões de internet móvel referentes aos 20 países, cerca de 60% desses realizaram seus acessos através de smartphones, e 24% das conexões utilizaram a tecnologia 4G. A adoção atual ao 4G é quase o dobro do que a registrada no ano passado, mostrando o forte crescimento principalmente nos mercados líderes.

A GSMA ainda projeta que nesse trimestre a receita das operadoras móveis cresça cerca de 4% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Quer ficar por dentro de todas as principais notícias e participar das discussões mais pertinentes sobre TI, Telecom e Internet? Acompanhe o Futurecom 2017, entre os dias 2 e 5 de Outubro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. As maiores autoridades do assunto estarão por lá, não perca!

 

Por redação Futurecom.