Brasil sobe para 85ª posição no ranking global da internet

A informação é do mais relatório da Akamai – empresa de distribuição de conteúdo – sobre esse tema específico. De acordo com a instituição, a velocidade média da internet no mundo é de 7 Mbps, e o Brasil continua abaixo da média com 6,4 Mbps. Entretanto, o país apareceu como um dos que mais melhoraram o desempenho entre o fim de 2015 e o começo de 2017, o que o fez subir duas posições na classificação geral.

velocidade-internet-futurecom

A medição foi feita com 148 países ao redor do mundo, mas por aqui a média subiu mais que a média geral. O Brasil saiu de 4,1 Mbps e foi para 6,4 Mbps, o que representa uma alta de 55%, enquanto que a média mundial de avanço foi de 26%. Além disso, na passagem do terceiro para o quarto trimestre o desempenho foi também acima da média: 16% no Brasil, 12% no geral.

De acordo com o levantamento, os resultados surpreenderam porque aumentou a proporção de conexões mais velozes. No fim de 2015, por exemplo, apenas 39% delas possuíam velocidade acima de 4 Mbps, índice que passou para 59% no fim de 2016. Outro ponto que chamou a atenção no estudo foi o desempeno das velocidades acima de 10 Mbps, que saíram dos 2,9% para 16% – o que indica um crescimento de 452%.

Para finalizar o cenário favorável – apesar da colocação não ser tão expressiva – as conexões móveis também melhoraram. No geral, o Brasil aparece mais perto do fim do ranking, mas obteve aumento nesse marcador também. Aa velocidade média está em 4,7 Mbps nos dispositivos móveis, sendo que era de 3,2 Mbps no fim de 2015.

Para ficar sempre atualizado sobre os principais assuntos que fazem parte dos segmentos de TI, Internet e Telecomunicações, acompanhe o nosso blog semanalmente.

Por redação Futurecom.