Brasileiros estão comprando mais pelo celular, aponta pesquisa

O número de brasileiros usuários de smartphones e/ou tablets que já realizaram alguma compra por meio de dispositivos móveis chegou a 70% na comparação entre junho de 2013, quando eram 57%, e junho de 2014, de acordo com uma pesquisa encomendada pela Pagtel e realizada pela Mobi.life.

compras pelo celular
Imagem: reprodução/ digibuzzme

O levantamento foi feito com 480 pessoas de diversas idades e regiões do Brasil, sendo que 96% possuem smartphone, 54% utilizam tablets e 50% possuem os dois dispositivos. Durante a pesquisa, bens físicos e virtuais (como aplicativos móveis) e serviços foram considerados.

A parcela que afirmou já ter feito compras ou pagamentos pelo seu dispositivo móvel apontou também os canais mais comuns:

– Sites de lojas (60%);

– Serviços intermediários, como Buscapé, PayPal e PagSeguro (37%);

– Lojas de aplicativos, como App Store e Google Play (32%);

– Apps de m-commerce (24%); e

– SMS (10%) – normalmente, compra de conteúdo por mensagem de texto, como notícias e horóscopo.

À moda antiga

Apesar da popularização dos dispositivos móveis, os PCs continuam sendo a ferramenta predileta dos brasileiros que possuem tablets e smartphones. A pesquisa realizada pela Mobi.life apontou ainda que 92% dos entrevistados costumam comprar pelo computador com certa frequência, enquanto apenas 26% afirmaram que fazem isso pelo celular e 21% através de tablets. Entre as principais razões pelas quais os usuários preferem comprar pelo computador e não por meio dos dispositivos móveis estão a sensação de falta de segurança e o layout não apropriado para a visualização em telas de tamanho reduzido.

O produtos normalmente comprados ou pagos por dispositivos móveis são, de acordo com os entrevistados:

– Ingressos (61%);

– Conteúdos virtuais (55%);

– Eletrônicos (52%);

– Produtos culturais como livros, CDs e DVDs (47%);

– Delivery de comida (44%).

O Futurecom acontecerá na semana que vem, entre os dias 13 e 16 no Transamérica Expo.

Neste ano, as discussões acerca do mercado móvel, internet e eCommerce estarão presentes durante todos os dias de evento.

Acesse www.futurecom.com.br e saiba mais sobre a 15ª edição do maior e mais qualificado evento de tecnologia da América Latina.

Fontes: Mobile Time