Cloud Computing: o que é e qual a importância da nuvem?

Cloud Computing Futurecom
Imagem: reprodução/ Corbis

Todos os profissionais inseridos no mercado de Tecnologia provavelmente estão familiarizados com o conceito de computação em nuvem, ou Cloud computing, em inglês. No entanto, alguns detalhes em relação ao seu funcionamento e vantagens ainda ficam no ar.

A área de Comércio e Customer Experience fazem parte da Matriz de Temas do Futurecom e entre os temas relacionados, há a computação em nuvem. Com isso em mente, separamos aqui algumas informações importantes em relação a essa tecnologia:

O que é computação em nuvem?

O Cloud Computing é uma tecnologia que permite acesso remoto a programas (softwares) e a execução de diferentes tipos de tarefas pela Internet. Assim, o que era tendência e hoje é realidade propõe o abandono da instalação de aplicativos nos dispositivos eletrônicos e a adesão ao armazenamento de dados em uma rede e não mais em um computador específico.

A utilização da memória e capacidade de armazenamento de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da internet já é realidade e, uma vez conectado ao serviço online, é perfeitamente possível utilizar ferramentas virtuais e salvar projetos e documentos.

Quais são as vantagens?

Sem dúvidas, o acesso remoto aos serviços na nuvem é o grande diferencial da tecnologia. A possibilidade de visualizar, alterar e armazenar seus documentos e aplicativos de qualquer lugar no qual haja acesso à Internet é essencial em uma sociedade tomada por dispositivos móveis e conexões sem fio.

A interação com os servidores capazes de executar o aplicativo desejado depende exclusivamente da conexão com a Internet, o que dispensa altos investimentos em equipamento e softwares.  Além disso, a nuvem é capaz de analisar e integrar dados, o que possibilita a  tomada de decisões a partir da unificação dessas informações.

E desvantagens?

Apesar da facilidade trazida pela nuvem, há desvantagens nos serviços de computação na nuvem. A segurança, por exemplo, ainda impede que a tecnologia seja amplamente utilizada pois muitas pessoas ainda têm receio em manter informações importantes em um ambiente virtual.

Por utilizar servidores remotos, é essencial que a conexão com a internet seja estável e rápida. É necessário ainda lembrar que a maioria dos servidores ficam em lugares distantes e uma conexão debilitada pode ser extremamente prejudicial para a utilização dos serviços.

Esta modalidade de armazenamento está se popularizando e evoluindo de forma sólida. As empresas passaram, nos últimos anos, a utilizar os serviços em nuvem com o intuito de diminuir gastos e facilitar o acesso por parte de seus colaboradores. A tendência é que a portabilidade de conteúdo seja algo ainda mais comum também no âmbito pessoal.

O Futurecom é o maior evento de Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Internet da América Latina e um de seus objetivos é gerar e disponibilizar discussões acerca de temas relevantes para o mercado e para os profissionais. Confira o site do evento e fique por dentro das novidades na área de TIC.

Fontes: Tecmundo, Abril, Hagah.