Como funciona o GPS?

Garmin

Fonte: Divulgação/Garmin

O GPS é seu melhor amigo na hora de encontrar endereços e de se aventurar em cidades desconhecidas. Mas você sabe como ele funciona?

Em plena atividade desde 1995, esta complexa rede de satélites tem a função de dar informações sobre a localização de um receptor no globo terrestre. Basicamente, a rede do Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global) é formada por um grupo de 24 satélites ativos, 5 bases de apuração de dados na Terra, que corrigem informações relativas ao horário e às localizações, e o seu aparelho recepetor.

Ele sabe onde você está

Em qualquer ponto que você estiver na Terra, um mínimo de 4 satélites estará disponível para se comunicar com o seu receptor. Os satélites, localizados a cerca de 20 mil quilômetros de altura, possuem um sofisticado relógio atômico, o que os permite enviar e receber dados na velocidade da luz e com bastante precisão.

Triangulação

Fonte: Reprodução/Weethet

Assim, para descobrir onde você está, o aparelho receptor distingue o sinal de um satélite X. Porém, a precisão é restrita, já que você pode estar em qualquer lugar dentro da área de alcance deste satélite. Portanto, para fornecer dados mais exatos sobre a localização de um indivíduo, é usada a triangulação. Neste processo,  de 3 a 4 satélites trocam informações sobre a distância da onda recebida, o que permite calcular a sua localização com uma margem de erro de até 20 metros.

Os sinais de rádio em baixa frequência emitidos pelos satélites conseguem ultrapassar nuvens, plástico e vidro, contudo, estruturas pesadas de cimento e aço geralmente prejudicam sua recepção.

Fontes: TomTom, Physics.org, GPS Systems