Confira uma breve versão da história da televisão

A televisão é um aparelho que faz parte do cotidiano de muita gente e, nos tempos atuais, permite que o mundo inteiro se conecte a eventos, a exemplo das Olimpíadas e do terremoto ocorrido na Itália, além da repercussão da política regional de inúmeros países. Quer conhecer algumas curiosidades sobre ela?

Surgida na década de 1920, quase 50 anos antes de se tornar realidade já era possível que fosse viável a sua construção, o que não ocorreu por falta de comunicação entre os princípios fundamentais desenvolvidos em vários países. Por exemplo, o rápido esquadrinhamento de uma cena linha por linha para formar uma imagem já havia sido proposto nos primeiros anos de 1880.

televisao-historico-futurecom
Foto: reprodução/ FlashBack Interativo

 

Vladimir Kosma Zworykin, russo naturalizado americano, é considerado um dos pais da tecnologia, visto que ele, na década de 1920, conseguiu reunir subsídios para desenvolver seus conceitos sobre o cinescópio, tipo de válvula em que se forma a imagem nos receptores da TV. Ele também foi responsável por patentear outra tecnologia, o iconoscópio, base para as atuais câmeras de vídeo.

Inicialmente capazes de transmitir apenas imagem sem estabilidade e figuras sem definição, o engenheiro norte-americano Philo Taylor Farnsworth, inventor do tubo dissector de imagens, foi o primeiro, em 1927, a conseguir transmitir imagens estáveis de um lugar a outro, mas foi só em 1949 que outro russo naturalizado americano, David Sarnoff, construiu o primeiro tubo colorido.

O primeiro país a adotar a cor em seus aparelhos foram os Estados Unidos, sendo que a tecnologia foi constantemente aperfeiçoada desde sua concepção. Já no Brasil, a primeira transmissão de TV em cores ocorreu apenas em 1972.

Hoje em dia, já temos até a tecnologia 8K, com fidelidade de som e imagem impensáveis nos primeiros anos da televisão. Fique por dentro de todas as novidades no blog da Futurecom, o maior e mais qualificado evento de TIC na América Latina.