Dados do crescimento do setor eletroeletrônico brasileiro no último ano

O setor eletroeletrônico brasileiro aponta sua recuperação entre as indústrias. Depois de ter mostrado uma forte queda em 2016, no mês de julho desse ano o setor apontou um crescimento de 5,4% em comparação ao mesmo mês do ano passado. A indústria eletrônica foi a principal responsável pelo avanço.

Setor eletroeletrônico brasileiro - Blog Futurecom

O ano de 2016 de fato não foi feliz para a indústria. A retração de 8% – em relação a 2015 – no faturamento do setor de eletroeletrônicos foi acompanhada de uma diminuição de 25% nos investimentos nessas indústrias. No entanto, a recuperação já está visível, sendo que os resultados nos últimos três meses de 2017 já superaram os de 2016 e já encostam nos números de 2015.

Em julho de 2017, a indústria eletrônica cresceu impressionantes 23,8% em relação ao mesmo mês do ano passado – quando foi grandemente afetada. De janeiro a julho desse ano, todos os segmentos da indústria de eletrônicos apontaram crescimento, o que resultou num crescimento de 19,7% nessa área.

Já a indústria elétrica cresce mais timidamente. Houve crescimento de 0,7% entre junho e julho de 2017, mas a comparação entres os meses de julho de 2016 e 2017 aponta para um recuo de 7%. Em resumo, parece que a recuperação do setor elétrico será um pouco mais lento que o eletroeletrônico como um todo.

Papel dos smartphones

Um produto da indústria eletrônica brasileira têm tido papel de destaque no setor nos últimos anos. Como falamos aqui, em 2016, mesmo com a queda de 8% no faturamento no setor de eletroeletrônicos, a venda de smartphones cresceu cerca de 7% em volume, mostrando a popularidade gradativa desse produto mesmo em tempos de crise.

Ainda não existem dados para saber como a venda de smartphones está se comportando no Brasil nesse ano. Entretanto, considerando o crescimento de 4% registrado no setor eletroeletrônico entre janeiro e julho desse ano e as tendências mundiais, certamente veremos números positivos.

Ficaremos de olho para todas as atualizações dos principais setores da indústria que nos interessam. Enquanto isso, fique você também bem informado através do blog do Futurecom, o maior e mais qualificado evento de TI, Internet e Telecom da América Latina.

 

Por redação Futurecom.