Download de apps dobra em um ano no Brasil

Entre setembro de 2013 e setembro deste ano, o volume total de downloads de aplicativos móveis no Brasil (somando Google Play e a App Store) dobrou, de acordo com um estudo realizado pela App Annie em parceria com o MEF. Atrás apenas dos EUA, o Brasil é o segundo maior mercado em quantidade de downloads na Google Play, a loja de apps para Android. Ao se analisar o mesmo intervalo de tempo, foi possível apontar que houve um aumento de 40% na receita com downloads e vendas in-app em Android e iOS no país.

apps Brasil
Imagem: reprodução/ Cerasis

Além do Brasil, que mais cresceu em 12 meses no total de downloads feitos, o relatório indicou os mercados emergentes que devem ser considerados como prioridade para os desenvolvedores móveis.: Indonésia (+70%), México (+60%), Turquia (+60%) e Índia (+30%). Surpreendentemente, a China apresentou um crescimento de apenas 10% nesse período.

Ao se analisar os mercados emergentes, o levantamento demonstrou que esses países foram determinantes para aumentar a diferença entre Google Play e App Store em relação ao volume total de downloads de cada loja. A diferença entre a quantidade de aplicativos baixados na loja do Google era 25% maior que as da App Store no terceiro trimestre de 2013. Atualmente, a diferença é de 60%.

Apesar do maior número de apps baixados ser da Google Play, a loja da Apple continua gerando mais receita. Mundialmente, a receita proveniente das compras de apps na App Store no terceiro trimestre de 2014 foi 60% maior que aquela da Google Play.

Brasil

A popularização de smartphones Android de entrada e à Google Play foram apontadas como a principal causa do crescimento no Brasil. A App Annie, no entanto, afirma que o sistema iOS também cresce no período e lembra que a primeira loja física da Apple no país foi recentemente inaugurada no RJ.

As pesquisas e levantamentos realizados mundialmente são fontes de informação e temas relevantes que são amplamente discutidos nas palestras e mesas redondas do Futurecom. Neste ano, o evento aconteceu em São Paulo entre os dias 13 e 16 de outubro e contou com a participação de profissionais e empresas de referência nos mercado de Internet, TI e Telecom.

Fontes: Mobile Time