Edson Siqueira, diretor vice-presidente de Vendas da Fujitsu do Brasil

Fujitsu aposta nas comunicações ópticas

Demanda acompanha crescimento do mercado de data centers, diz Edson Siqueira

O aumento da demanda por soluções em nuvem incentiva o mercado de comunicações ópticas no Brasil.

Por causa disso, a Fujitsu decidiu trazer para o País sua plataforma de rede de comunicação em alta velocidade, com tecnologia DWDM (sigla em inglês de multiplexação densa por divisão de comprimento de onda).

“Uma tendência muito forte que percebemos nos nossos clientes é o tema de interconexão de data centers”, afirma Edson Siqueira, diretor vice-presidente de Vendas da Fujitsu do Brasil, em entrevista exclusiva ao Futurecom All Year.

Por questões regulatórias e de segurança, diz Siqueira, toda grande companhia precisa pensar num modelo em que tenha mais de um data center, para que eventuais problemas não afetem diretamente os negócios.

Segundo o executivo, a linha de produtos de comunicação óptica que a Fujitsu começa a trazer ao Brasil, além de proporcionar alta velocidade, é compacta e tem baixo consumo de energia, o que a torna mais indicada para aplicações de centro de dados.

A empresa japonesa já atua no mercado de data centers no Brasil com soluções de tecnologia da informação (TI), principalmente para os segmentos financeiro e de telecomunicações.

Definição por software

Outra aposta da Fujitsu são os data centers definidos por software. Nesse conceito, os centros de dados são formados por equipamentos padronizados e toda a infraestrutura, seja de processamento, armazenamento ou rede, é configurada por software.

Isso traz mais agilidade no provisionamento de serviços e na resposta à demanda dos seus clientes.

Para saber mais sobre os planos da Fujitsu do Brasil, assista à entrevista em vídeo que Edson Siqueira concedeu com exclusividade para o Futurecom All Year.

 

Por Renato Cruz