Enquete do Senado sobre limitação da banda fixa bate recorde de participação

Recentemente, a enquete do Senado Federal a respeito da franquia na internet – discussão em alta no Brasil -, demonstrou que brasileiro não está contente com a ideia de limitar a banda larga. A pesquisa contou com a participação de 608.470 pessoas.

Plenário do Senado
Foto: Ana Volpe/Agência Senado

Desde que o Senado começou a realizar essas enquetes on-line, no ano de 2009, a participação em enquetes nunca tinha sido tão grande – principalmente se levarmos em conta o resultado. Dessa vez, cerca de 91% dos participantes se manifestaram de maneira contrária à limitação das conexões fixas.

O principal argumento contra a medida é que ela não estaria de acordo com a Lei 12.965/14, do Marco Civil da Internet. Em linhas gerais, os órgãos de defesa do consumidor estão usando esta pontuação no Judiciário para tentar barrar o avanço da proposta. 

Além da medida de limitação da banda larga fixa, a pesquisa também abordou temas como os bloqueios de aplicativos de comunicação, como o WhatsApp. Para este caso, 87% dos usuários se manifestaram contrariamente.

Quer saber mais sobre o contexto da internet no Brasil, fazer networking, conhecer novas tecnologias e ter acesso a um conteúdo de qualidade? Participe do Futurecom 2016, o mais qualificado evento de TI, Internet e Telecomunicações da América Latina.

Por redação Futurecom com informações do DataSenado