Entrevista com Antonio Carlos Valente, Chairman da Everis

Operadoras precisam de parcerias sólidas com novos players

Antonio Carlos Valente, da everis, fala sobre as mudanças no mercado de telecomunicações

O mercado de telecomunicações tem passado por grandes mudanças, trazidas principalmente pelos serviços over the top (OTT), prestados via internet.

Para Antonio Carlos Valente, presidente do conselho da everis Brasil, esse cenário cria a necessidade de as operadoras fecharem parcerias sólidas com os novos players.

“Acho que internet mudou muito mais que os serviços de telecomunicações”, afirma Valente, em entrevista exclusiva ao Futurecom All Year. “A internet mudou a vida das pessoas. No caso das telecomunicações, serviços considerados fundamentais para a sociedade acabaram sendo substituídos por outros que têm a internet como meio.”

O balanço das mudanças, em sua opinião, é positivo: “Elas são muito fortes e estão, por um lado, mudando os modelos de negócio estabelecidos e, por outro, também gerando muitas soluções e muitas facilidades para a sociedade”.

Inovação

As parcerias com os novos players não excluem a possibilidade de as operadoras desenvolverem seus próprios aplicativos. “Estamos num momento tão rico em que praticamente não há limites para a criatividade. Não há limite para a inovação”, destaca.

Para Valente, existe uma oportunidade de grandes empresas inovarem aproximando-se de startups.

“Acho que toda grande empresa tem uma capacidade muito grande de gerar inovação. O grande problema é o processo de inovação disruptiva. Eu acho que startups, de certa forma, vêm resolver um pouco essa questão. É possível gerar um ecossistema, e nesse ecossistema existem essas empresas que, como característica principal, têm possibilidade de errar, agilidade e falta de compromissos com resultados imediatos”, explica Valente.

Investimentos

O executivo também fez um balanço do mercado brasileiro de telecomunicações e comentou o desafio das operadoras para manter o investimento e a expansão da infraestrutura no atual cenário de mudanças.

A everis é uma consultoria que ao grupo japonês NTT Data.

Assista à entrevista em vídeo com Antonio Carlos Valente, presidente do Conselho da everis Brasil, exclusiva ao Futurecom All Year.

 

Por Renato Cruz