Entrevista com Selina Lo, CEO da Ruckus Wireless

Conectividade torna cidades mais inteligentes

Executivos da Ruckus Wireless destacam importância da infraestrutura de rede sem fio

A conectividade deve ser a palavra de ordem para cidades que querem se tornar inteligentes. É o que afirma Selina Lo, presidente mundial da Ruckus Wireless, em entrevista exclusiva ao Futurecom All Year.

De acordo com Lo, há várias tecnologias importantes para colocar em prática um projeto de cidade inteligente, mas é a conectividade que permite a oferta de novos serviços ao cidadão.

“O investimento em infraestrutura de redes sem fio de alto desempenho é algo primordial para se ter uma cidade inteligente. Só assim é possível atender todos os usuários da cidade, inclusive os que não possuem planos de dados móveis no celular”, diz.

O consumo de energia é um dos itens que preocupa quem aposta em soluções de internet das coisas (IoT, na sigla em inglês) para o cotidiano de uma cidade.

A executiva da Ruckus afasta esse problema: “Há várias tecnologias sendo desenvolvidas em IoT que estão procurando otimizar o uso de energia.”

Mais oportunidades

A existência de uma infraestrutura robusta de conectividade sem fio cria novas oportunidades nos mais diferentes setores.

“No setor de saúde, já é possível em várias regiões do mundo evitar a consulta presencial ao médico. Os pacientes podem fazer isso pela internet. Na educação, a conectividade também é muito importante”, afirma Lo.

Para a executiva, o uso de redes sem fio para aumentar a conectividade dos usuários tem tornado inteligente cidades como Nova York.

No Brasil, já há conversas com prefeituras para implantar projetos semelhantes.

“Atendemos diversas prefeituras para prover wi-fi para acesso à internet em escolas e praças públicas. Isso nos traz o benefício de ter uma presença maior para conversar com as administrações municipais sobre cidades inteligentes”, diz Roger Funari, gerente de pré-venda da Ruckus Wireless para a América Latina.

Confira mais informações sobre o mercado de cidades Inteligentes na entrevista em vídeo de Selina Lo e Roger Funari, da Ruckus Wireless, para o Futurecom All Year.

 

Por Mariana Lima e Renato Cruz