Brasileiros se preocupam pouco com a segurança de seus dados armazenados em dispositivos móveis

A Kaspersky Lab, empresa especializada em segurança digital, revelou que a relação entre o brasileiro e seu dispositivo móvel é bastante próxima, devido ao nível de informações relevantes que são ali são armazenadas. O problema é que o excesso de confiança das pessoas em seus smartphones pode acabar fazendo com que negligenciem a questão da segurança de seus dados.

Imagem: Reprodução/Corbis
Imagem: Reprodução/Corbis

89% dos brasileiros armazenam informações confidenciais em seus smartphones, deixando expostos dados como: senhas, mensagens, fotos e arquivos importantes, pois  carregam esses dispositivos em vários locais, correndo o risco de perderem ou de terem seu aparelho furtado. Outra preocupação para quem segue essa tendência são as redes Wi-Fi públicas. Nesses pontos de acesso, o usuário fica mais suscetível ao ataque de hackers, e só 30% dos entrevistados afirma tomar precauções quando acessam essas redes compartilhadas.

Segundo o Kaspersky Lab, 25% das pessoas afirmam que já tiveram suas informações pessoais divulgadas de alguma forma, na internet, depois de terem sido furtados. Todavia, outros 25% disseram não utilizar nenhum sistema virtual de proteção contra furtos, como bloqueio remoto ou função de localização.

Victor Yablokov, chefe do setor de produtos para dispositivos móveis da Kaspersky afirma que: “O vínculo de confiança entre o usuário e seu dispositivo pode fazê-lo esquecer da segurança. É difícil imaginar que algo que carregamos conosco em todos os lugares pudesse se tornar uma ameaça. Se o usuário não avaliar corretamente os riscos e não proteger seu dispositivo e dados adequadamente, ele pode perder informações confidenciais, dinheiro e até mesmo sua identidade”.

Como referência na área de telecomunicações e TI em toda a América Latina, o Futurecom tem como dever a busca por informações de maior relevância para todos aqueles que estiverem dispostos a se manter atualizados frente as nuances do mercado. Por isso, nosso blog traz semanalmente, informações atualizadas sobre o que de mais importante é descoberto em termos de inovações tecnológicas e de comportamento dos usuários dessas novas tecnologias.

Acesse www.futurecom.com.br e conheça mais sobre o evento.

Fonte: Convergência Digital