Entenda como a nuvem promove a economia em diferentes âmbitos corporativos

A Forrester Research produziu um documento chamado TEI (Total Economic Impact) que abrange estudos de caso sobre o retorno potencial sobre o investimento (ROI) que as empresas podem capitalizar ao utilizar modelo de operação em nuvem, seja privada ou híbrida, levando como comparação o modelo tradicional de investimento em capital (CAPEX) para uma solução em suas comunicações.

nuvem-futurecom
Imagem: Reprodução/Corbis

Observando os benefícios da utilização dos serviços em nuvem para as soluções de comunicação em cinco empresas, nas quais o ambiente comunicacional possuía diferentes tipos de soluções, mas todas elas desatualizadas.

É possível calcular o quanto a empresa pode economizar migrando para um modelo de serviços em nuvem. Em muitos casos, essas empresas possuem sistemas gerenciáveis por vários fornecedores, gerando experiências inconsistentes, com diferentes tipos de análises e com preços muito superiores aos da nuvem. E todas essas empresas tinham o mesmo objetivo: reduzir custos e evoluir seu ambiente comunicacional, por isso optaram pela adoção da nuvem.

Com base em entrevistas realizadas com 05 CEO’s de empresas de nichos diferentes, a Forrester utilizou um sistema complexo para determinar os benefícios observados após a contratação da nuvem privada. E os resultados mostraram um ROI total de 42% em despesas, que incluíram custos de telefonia, melhoramentos na produtividade e simplificação nas mudanças para a nova tecnologia. De acordo com o experimento, é possível mensurar alguns benefícios dessa adoção, que gerou uma economia considerada média, através desses 42% de ROI.

Confira algumas das atitudes que trazem benefícios mensuráveis para a corporação:

Interação eficiente com os clientes

Direcionar o cliente para os agentes capacitados a resolver seus problemas de maneira simples e eficaz reduz os custos com atendimento e aumentam a satisfação do consumidor;

Redução de capital em telefonia

A redução no custo aparece tanto sob a ótica da redução do valor por usuário quanto nos serviços de manutenção mensal;

Uso de novas tecnologias

Usando as novas tecnologias, é possível economizar na compra de computadores e servidores, pois não é necessária tamanha estrutura para operar esse tipo de sistema;

Todas essas medidas são, de uma forma ou de outra, grandes chamarizes para os clientes, que quando bem atendidos se tornam mais fiéis, e passam a ser meios naturais de divulgação do seu serviço.

O Futurecom busca se manter como a principal referência no mercado de TI e comunicações em toda a América Latina, sendo assim, disponibilizamos conteúdo de valor e relevância para nossos seguidores, tanto em nosso blog quanto em nossas redes sociais. Já no nosso site, você encontra todas as informações a respeito das últimas edições do Futurecom. Acesse: www.futurecom.com.br e confira!

Fonte: Computer World