Futurecom 2015: saiba tudo o que aconteceu no segundo dia

Universo loT é tema de destaque nos painéis Premium

O segundo dia do mais qualificado evento de telecomunicações, internet e Ti da América Latina começou com a palestra do Ministro das Comunicações, André Figueiredo, no auditório Brasil. Entre outros pontos abordados, o ministro discorreu sobre algumas políticas específicas para o segmento e demonstrou dados importantes recolhidos pelo governo federal.

ministro-comunicações-futurecom-2015
Palestra do Ministro das Comunicações, André Figueiredo.

Os seis auditórios do Transamérica Expo Center permaneceram lotados pelo público durante toda a duração dos painéis, palestras e debates. Na programação pode-se destacar o painel “Internet das coisas e o processo de adoção na América Latina”, realizado no auditório México. Os participantes debateram temas relevantes, inclusive sobre segurança do usuário.

A presença do diretor do Departamento de Indústria, Ciência e Tecnologia do Ministério das Comunicações, José Gontijo, foi marcada pela afirmação de Gontijo que, em linhas gerais, discorreu sobre a necessidade de termos uma reeducação para a web, a fim de nos tornarmos conhecedores do que se deve ou não fazer para nos mantermos seguros no ambiente digital.

Ainda sobre o tema, Marcelo Yamamato, da Huawai, explicou que a função da indústria de telecom e internet é subsidiar a segurança do usuário. “A função da indústria é agir com pró-atividade para desenvolver tecnologias que garantam a segurança dos usuários”, destacou.

Durante a tarde

As atividades da parte da tarde foram iniciadas com o importante painel Premium “O Futuro das Comunicações diante de um Cenário de Profundas Transformações”, que contou com representantes da Oi, Claro, Telefônica Vivo, NEC, Nokia, Algar Telecom, Ericsson, Huawei, Alcatel-Lucent, Anatel, Ministério das Comunicações e Tim.

Em seguida, aconteceu o painel “O mundo IoT impulsionando e transformando a sociedade conectada, gerando inéditas oportunidades de negócios”, coordenado pela jornalista Christiane Pelajo. As discussões seguiram acerca principalmente dos benefícios que o universo loT agrega na vida da sociedade e sobre como tudo hoje pode ser conectado, inclusive dispositivos e objetos que antes não pensávamos, como móveis, por exemplo.

painel-mundo-IoT-futurecom2015
Christiane Pelajo coordena o painel Premium sobre o mundo IoT.

Expositores

Logo cedo, a Accenture fez uma demonstração da integração pioneira entre o SAP e dispositivos wearables (Google Glass) e de proximidade (beacons).

A junção destes dois processos em um óculos inteligente agiliza o processo de leitura de códigos e facilita, por exemplo, a localização indoor por meio de beacons.

accenture-sap-google-glass
Accenture demonstrando suas soluções SAP para o Google Glass.

Nos próximos dois dias teremos muito mais inovação, informação e networking no Futurecom 2015. Acompanhe em nossas redes sociais.