Estados Unidos pretende testar pelo menos 100 mil carros autônomos por ano

Entre as muitas promessas que as tecnologias têm para o nosso futuro, praticidade, automatização e segurança são algumas delas, e nesse sentido os carros autônomos são uma das apostas. Gigantes do mundo automobilístico como Ford, Tesla, General Motors, Renault e Mercedes-Benz já realizam investimentos e pesquisas para desenvolver veículos que necessitarão do mínimo possível de interação humana.

Recentemente, os Estados Unidos tomou mais um passo importante para concretizar o desenvolvimento e a presença dessa tecnologia nas ruas. A medida conhecida como Self-drive Act foi aprovada de forma quase unânime pela Câmara de Deputados do país e segue para aprovação no Senado. Ela promete estabelecer responsabilidades para os governos federal, estaduais e municipais para viabilizar testes, fabricação e futuramente a presença dos carros autônomos nas cidades.

Veículos autônomos nos Estados Unidos - blog futurecom

Uma das ideias do projeto de lei é criar um padrão nacional para os testes e a futura segurança dos veículos. Até então, esses processos passavam por regras dos próprios Estados, o que dificultava uma apreensão generalizada dos dados adquiridos. Também ficou previsto que o governo federal será o responsável por estabelecer os parâmetros de segurança para os carros autônomos, deixando aos Estados a responsabilidade sobre seguros, vendas, licenciamento e inspeção.

Ao que tudo indica, os órgãos do governo chamam para si uma grande responsabilidade, em todos os âmbitos. Isso porque, como já vimos aqui, os atributos tecnológicos nesses veículos, em especial sua conectividade, são tanto seu ponto forte quanto aquilo que gera desconfiança em sua segurança. Será um grande trabalho tanto para as empresas quanto para os órgãos fiscalizadores manter esses veículos longe das invasões digitais.

As propostas incluídas no projeto abrem alas para um desenvolvimento relativamente otimista dessa tecnologia no país. Isso porque a ideia geral é que pelo menos 100 mil carros autônomos sejam testados a cada ano nas ruas americanas. O projeto de lei agora segue para aprovação no senado americano, o que deve acontecer por volta do mês de outubro.

Vamos ficar de olho para saber todas as reverberações desse projeto tecnológico que é um pontapé para uma grande mudança na vida das cidades. E para você ficar bem informado, continue acompanhando o blog do Futurecom, o maior e mais qualificado evento de TI, Internet e Telecom na América Latina. Fique por dentro!

 

Por redação Futurecom, com informações de Tec Mundo.