Fibra óptica e sua ascensão no mercado

A fibra óptica representa um dos maiores níveis de inovação de redes e apresenta grande crescimento na América Latina.

 

Imagem: Shutterstock
Imagem: Shutterstock

 

A fibra óptica (FTTH) têm se mostrado a melhor opção quando o assunto é rede com maior largura de banda, e por isto é escolhida cada vez mais pelos usuários, principalmente na América Latina. Conforme uma pesquisa do Global Ranking, a taxa de conexão na América Latina representou aproximadamente 19,5%, e também 22% dos assinantes. Este crescimento nos números relacionados à fibra óptica foram tanto em residências quanto escritórios, e foi impulsionado por operadoras e também pelo governo em países como Brasil, Argentina e Chile, que promoveram planos nacionais.

Esta ascensão tornou necessário desenvolver uma rede de fibra realmente confiável e eficiente, tendo em vista a demanda pelo serviço e também as projeções para os próximos anos. Este cenário traz novos padrões de conectividade e também força as operadoras a migrarem, num futuro próximo, para a rede de fibra óptica definitivamente.

A tecnologia de FTTH representa, atualmente, um dos níveis mais elevados de inovação de redes, visto que fornece transmissões de até 1Gbps para os usuários. Juntamente com o 5G, IoT (Internet das Coisas) e com as Smart Cities, a tecnologia de fibra óptica mostra-se também um destaque no mundo dos serviços de telecomunicações.