Gerenciamento de Dispositivos Móveis (MDM) na era do BYOD

Gerenciamento de Dispositivos Móveis (MDM) na era do BYOD
Imagem: reprodução/ Corbis

A crescente demanda por mobilidade tem trazido diversos desafios para o mundo dos negócios, principalmente em relação ao gerenciamento de sistemas corporativos e dispositivos móveis de colaboradores.

O Gerenciamento de Dispositivos Móveis (Mobile device management ou MDM em inglês) é a área administrativa responsável por disponibilizar, monitorar, integrar e gerenciar dispositivos móveis, bem como fornecer segurança para essa tecnologia no ambiente de trabalho. O principal objetivo do MDM é otimizar a funcionalidade dos aparelhos móveis e, simultaneamente, garantir a rede da organização.

É possível compreender que as principais funções desempenhadas por um sistema de MDM são:

– identificar os dispositivos não pertencentes à rede corporativa (de propriedade dos colaboradores) e incluí-los no gerenciamento;

– analisar conteúdo, integrando web, e-mail e segurança de dados para evitar ataques gerais e direcionados;

– prover dispositivos para acesso seguro e que possibilitem o monitoramento centralizado;

– fornecer ferramentas que facilitem a limpeza de dados corporativos nos dispositivos dos colaboradores e de prevenção contra vazamento e perda de dados;

MDM e BYOD

O MDM se torna indispensável a partir do momento em que os dados corporativos passam a ser móveis e com a popularização do uso de dispositivos pessoais nos locais de trabalho, o BYOD. Para fazer a melhor escolha na hora de implementar uma estratégia de segurança móvel, três características devem estar presentes no sistema de Gerenciamento de Dispositivos móveis: provisionamento do dispositivo e instalação; limpeza remota e; políticas de segurança.

Atente-se para o fato de que cada organização possui necessidades específicas que podem ser atendidas por um bom sistema de MDM. Em sua estratégia de mobilidade, você poderá combinar diversas funções para um gerenciamento eficaz, como: restringir conteúdo, chamadas ou mensagens; instalar os aplicativos necessários em todos os dispositivos (se de propriedade da empresa); acesso seguro e serviço de nuvem habilitado e restrições acerca da sincronização e transferência de dados.

O processo

A adoção de um sistema eficaz nem sempre é a única alternativa para vencer os desafios da mobilidade no mundo corporativo, já que a gestão de dispositivos móveis e a aquisição da tecnologia por parte dos funcionários são conceitos muito recentes. Portanto, as empresas devem buscar trabalhar de forma mais colaborativa, engajando gestores, equipes de TI e usuários.

A melhor maneira de compreender alguns conceitos como MDM, BYOD, M2M, mobilidade e tecnologias em telecom é tendo contato com os melhores profissionais da área e discutindo temas relevantes. Com isso em mente, o Futurecom, maior e mais qualificado evento de Telecomunicações, Tecnologia da Informação (TI) e Internet da América Latina, chega a 2014 com toda a força. Neste ano, o evento acontecerá entre os dias 13 e 16 de outubro no Transamérica Expo, em São Paulo.

Confira o site oficial e reserve sua agenda para essa experiência única!

Fontes: CIO, TechTarget, MDM.