Imposto de Renda 2017: como declarar Bitcoins

O Imposto de Renda é um dos impostos mais importantes do país. Atuando na redistribuição de renda, ele taxa as rendas dos cidadãos e tem seu valor revertido em programas e projetos para a sociedade.

Desde o início de março, o prazo para a declaração de Imposto de Renda já está contando, portanto é muito importante ficar atento para não cair nas garras do leão e ficar enrolado com a malha fina do Fisco.

declarar-bitcoins-ir-01

Um ponto pouco comentado, no entanto, é a necessidade de também declarar seu dinheiro virtual, as bitcoins. Apesar de não as considerar oficial, o fisco diz que a quantia possuída deve sim ser descrita como ativo financeiro – oficialmente como “outros bens e direitos”, no programa de declaração.

Antes de tudo, é importante saber que só se deve declarar outros bens as posses de bitcoins entre mil reais e R$ 35 mil. Valores superiores a isso devem recolher 15% do imposto sobre o ganho.

Para declarar as bitcoins em sua declaração de Imposto de Renda é muito simples. Observe os passos:

Na hora de declarar sua posse de bitcoins, siga o processo:

  • Acesse o programa da Receita Federal criado para a declaração do IRPF 2017;
  • Abra a opção “Bens e direitos”. Ela fica localizada dentro de “Fichas de declaração”.
  • Clique em “Novo”.
  • No campo “Código” digite a opção “99 – Outros bens e direitos”.
  • Em “Descriminação” coloque a quantidade de moedas que você possui. Como não existe cotação oficial, é permitido usar os valores determinados em qualquer mercado de bitcoins.

Segundo o guia do IRPF, as bitcoins devem ser declaradas pelo valor que foram adquiridas.

Atenção: guarde seus extratos de transações digitais, pois todos os ganhos incluídos no Imposto de Renda precisam ser comprovados.

Caso tenha mais dúvidas acesse o site da Receita Federal.

Por redação Futurecom.