Inteligência artificial e suas vantagens nas empresas de telecomunicação

A inteligência artificial é a promessa para modificar os mais diversos processos na vida humana, e não seria diferente com a telecomunicação. Conheça o vantajoso impacto da I.A. neste setor.

Imagem: Shutterstock
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O setor de telecomunicações está se modificando cada vez mais rápido, e a inteligência artificial é uma das ferramentas tecnológicas que promete beneficiar este setor. Estas modificações vem ocorrendo por pressões de novas tecnologias e também pelo novo perfil do consumidor.

De acordo com o diretor da IBM Brasil, Antônio Dias, os usuários exigem das empresas de telecomunicação serviços mais rápidos e de qualidade. Dada a junção desses fatores, as empresas de telecomunicação buscam cada vez mais meios de evoluírem seus serviços, trazendo novas soluções tecnológicas e que atendam às demandas do consumidor.

O especialista cita que serviços de inteligência artificial, como o Watson da IBM, buscam melhorar a conversação, pois já possuem esta capacidade, entendendo as falas recebidas de maneira mais inteligente do que meras palavras-chave. Além disso, a inteligência artificial pretende agregar aos serviços de telecomunicação, ao passo que servirá como um auxiliar em call centers, por exemplo, com um banco de dados e entendimento desses dados de maneira muito mais eficiente, auxiliando nas resoluções de problemas dos usuários. Neste sentido, os processos nos serviços de atendimento ao cliente nas empresas de telecomunicação passam a ser mais ágeis.

Alguns modelos de inteligência artificial já estão sendo aplicados em prol das telecomunicações, sendo com atendimento virtual cognitivo para as ofertas de 4G, e também com auxílio aos atendentes que lidam com os consumidores. Ainda segundo Dias, da IBM, as operadoras de telecomunicação que fazem uso da inteligência artificial possuem à disposição soluções mais assertivas e mais rápidas, sendo um verdadeiro assistente tanto para os técnicos que visam resoluções de problemas nos serviços, quanto para o atendimento ao cliente. Assim, as soluções assertivas de maneira rápida e eficiente implicam também redução no custo destes processos.

Assim como a inteligência artificial beneficia setores como as telecomunicações, falamos aqui no blog anteriormente sobre o uso da I.A. para empresas de qualquer segmento, com a função de sugerir insights. Relembre aqui.