Internet das Coisas deve conectar 2,5 bilhões de dispositivos na América Latina até 2025

Tudo indica que até a próxima década a Internet das Coisas terá uma ampliação maciça na América Latina, participando ativamente da vida de muitos de seus habitantes. Como falamos aqui no blog, a Gartner já havia previsto um crescimento constante da IoT até o fim da década, preparando o cenário para a inserção de bilhões de dispositivos até 2025.

 

Tomamos como base aqui um estudo da consultoria Frost & Sullivan, que afirma que até 2025 cerca de 2,5 bilhões de dispositivos estarão conectados na América Latina. Esse número expressivo significa que, entre os habitantes da região, existirão cerca de 3,5 dispositivos por pessoa.

Esse crescimento enorme será possibilitado pelo avanço cada vez mais forte da internet na região, que até a metade da próxima década alcançará 85% da população, segundo o estudo. Como já vimos aqui, a expectativa é que até 2020 a América Latina ganhe até 150 milhões de novos usuários de banda larga. Já em 2025, serão 459 milhões de usuários apenas de internet móvel na região, segundo a Frost & Sullivan.

Os reflexos econômicos que acompanharão o progresso com a IoT na região também são expressivos. O ecossistema móvel contribuirá com cerca de 360 bilhões de dólares para o PIB da região até 2025. Além da conectividade mobile e a Internet das Coisas, o big data também será fortemente responsável por esses investimentos.

Diversos setores também são impulsionados com os investimentos nessas tecnologias. Com a expansão da Internet das Coisas, por exemplo, empresas que fornecem softwares e sensores para dispositivos eletrônicos vislumbram um futuro de crescimento pela frente. O setor de serviços deverá responder por 68% do PIB até 2025, que deverá atingir a marca dos 7,3 trilhões de dólares. Mais de 60% da população deverá estar empregada entre empresas do setor.

 

Os avanços impulsionados pela Internet das Coisas e outras tecnologias da comunicação são pautas muito discutidas durante o Futurecom, e maior e mais qualificado evento de Internet, TI e Telecom da América Latina. Entre os dias 2 e 5 de Outubro acontece a edição de 2017, na Transamerica Expo Center, em São Paulo. Não vá perder, viu?

 

Por redação Futurecom.