IoT: drones em prol da agricultura

Mostramos para você em nosso último texto como a palavra inovação esteve mais presente do que nunca na edição 2016 do Futurecom. Nos corredores da exposição que também faz parte do evento, muitos dos participantes mostraram como a IoT está cada vez mais presente na realidade dos diferentes segmentos econômicos e como existem inúmeras possibilidades para utiliza-la,

drone-accenture-iot-futurecom

Como fez a Accenture que, por meio do Centro de Inovação Accenture para SAP, desenvolveu uma solução usando drones e outras ferramentas de Machine Learningm, além de Visão Computacional para implementar soluções capazes de coletar dados remotamente. De acordo com a companhia, entre os principais benefícios do novo produto estão:

  • redução de riscos;
  • abordagem proativa dos problemas identificados;
  • aceleração do processo da captura de dados e da tomada de decisão.

A solução pode ser aplicada para inspecionar, por exemplo, a infraestrutura de redes elétricas, trabalho que hoje é realizado por técnicos em helicópteros. Além disso, a agricultura também sairá ganhando, visto que esses drones podem escanear áreas de plantio e cruzar os dados com o estoque, o clima da região e até mesmo a qualidade do solo, o que pode gerar uma redução de 10% nos custos de uma safra. Incrível, não?

Nos próximos textos mostraremos muitas outras inovações em IoT que foram apresentadas ao público no Futurecom 2016, acompanhe conosco e não perca nenhuma atualização dos segmentos de TI, Internet e Telecomunicações.

Por redação Futurecom.