M-Commerce apresenta crescimento, principalmente em países emergentes

M-commerce está crescendo

Fonte: Reprodução/PhotoXpress

As pessoas estão cada vez mais usando o celular para fazer compras. Isso é o que aponta uma pesquisa, realizada em 2011 e divulgada esta semana pelo Mobile Entertainment Forum (MEF), que contou com a participação de 9,5 mil usuários de telefonia móvel de dez países. Os dados mostraram que 80% destes usuários usam o celular para pesquisar produtos, realizar transações bancárias ou comprar bens (digitais ou físicos). Em relação aos números de 2010, esse percentual cresceu 22%.

As compras são, em sua maioria, pagas com cartão de crédito, mas ainda são encaradas com desconfiança por 35% dos usuários. Para estes, ainda há uma forte preocupação com a segurança do ambiente móvel, principalmente para se fazer compras.

Segundo a pesquisa, o público adepto ao m-commerce hoje é composto por homens (71%) e jovens com menos de 35 anos (77%).

Em termos de acesso a m-commerce e a conteúdo digital por dispositivos móveis, o país que mais faz realiza essas atividades é a África do Sul (95%), seguida da China (92%) e do Reino Unido (91%). o Brasil está no fim do ranking, com 83%, de adeptos. No entanto, apesar de estar perdendo apenas para o México, vale lembrar que este já é um percentual bastante relevante.