No Brasil, conectividade regular 3G e 4G é uma realidade apenas da classe A

De acordo com o Cetic.br, setor de pesquisas do Comitê Gestor da Internet no Brasil, cera de 58% dos brasileiros acessam a internet com regularidade no país, mas tudo isso com algumas especificidades. Acompanhe conosco.

A pesquisa apresentada na última terça-feira (13), revelou que o acesso dos internautas brasileiros é realizado de preferência quando estão sob a cobertura de alguma conexão fixa Wi-Fi. A mais recente TIC Domicílios demonstrou, inclusive, que 89% das pessoas usam celulares para navegar, seja em casa (90%), nos amigos ou vizinhos (56%) ou no trabalho (38%). O importante é que exista Wi-Fi disponível: 87% dos acessos pelo celular são feitos apenas a partir desse tipo de conexão.

conectividade-3g-4g-futurecom
Foto: reprodução/ cryptoid

O uso de 3G ou 4G, no entanto, é menor. Apenas 72% afirmou que utilizam os serviços regularmente, e apenas na classe A o uso de 3G/4G (94%) é tão popular quanto no Wi-Fi (93%).

Nos domicílios, a renda é parece ser a principal barreira. Enquanto entre os mais ricos 97% da classe A e 82% da classe B têm acesso regular à internet, na classe C apenas o índice é de apenas 49%, e de 16% nas classes D e E. De acordo com o levantamento do Cetic.br, dos 32,8 milhões de lares desconectados, 30 milhões são mais pobres (D/E).

As principais notícias sobre o mercado da internet no Brasil você encontra aqui no nosso blog, e as principais inovações e oportunidades você encontra no Futurecom 2016, o mais qualificado evento de TI, internet e telecom da América Latina. Participe!

Por redação Futurecom.