Novo modelo de CNH possui códigos de segurança digital

As novas carteiras de habilitação no Brasil estão sendo emitidas, desde o início de Maio, com uma novidade: são os códigos de segurança digital, para evitar fraudes. O código é um leitor já muito utilizado, chamado de QR Code – Código de Resposta Rápida.

 

seguranca_digital_cnhImagem: Shutterstock

 

Quanto ao modelo convencional da CNH, este será substituído gradativamente, conforme os motoristas forem renovando suas habilitações, como exige a legislação com a data de vencimento das carteiras. Além disso, não haverá alteração no valor para emissão da nova CNH.

A grande facilidade desta tecnologia é conferir facilmente, até mesmo off-line, a foto da carteira de motorista, bem como as outras informações biográficas que estão contidas no documento. Esta verificação é feita através de um aplicativo para smartphones disponível nos sistemas iOS e Android chamado Lince.

A inovação foi desenvolvida junto ao Serviço Federal de Processamento de Dados, a Serpro. A diretora da empresa, Maria Glória Guimarães, reforça que a CNH é o documento mais seguro dos brasileiros, pois há muitas utilizações, sendo então fundamental a evolução junto à tecnologia trabalhando para amplitude e autenticidade da carteira, agora em modelo digital.

Para saber mais outras novidades acerca da segurança digital, assunto sempre em pauta, clique aqui e também acompanhe nosso blog semanalmente.