Número de acessos via 4G cresce no primeiro trimestre

Em fevereiro, o número de acessos em banda larga 4G chegou a 67 milhões, o que representa um crescimento de 120% em relação ao mesmo período do ano anterior. Segundo dados da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), o total de acessos via banda larga (somatória do 3G com 4G) totalizou 196,4 milhões de acessos – ao todo, desde fevereiro do ano passado, 37 milhões de novas conexões 4G foram ativadas no Brasil.

Internet-4G-futurecom

Além disso, o número de municípios com cobertura 4G no Brasil também cresceu, uma ampliação de 254% em relação a fevereiro de 2016. Os índices indicam que, hoje, cerca de 1.691 municípios possuem redes de quarta geração instaladas, número que indica que a cobertura atual supera a meta de expansão publicada nos editais, que era de atingir 288 municípios. Dessa maneira, o 4G já alcança cidades onde moram aproximadamente 74% dos brasileiros.

Em contrapartida, as redes de terceira geração estão instaladas em 4.994 municípios, onde se concentram 98% da população brasileira. Na 3G a cobertura também supera a meta atual, que é de 3.668 municípios.

Contexto

No ano passado, os dados levantados pela Telebrasil destacaram uma informação bastante positiva: o ano de 2016 fechou com 60 milhões de acessos em banda larga 4G – sendo que 4,6 milhões foram ativadas no ano em questão.

Estamos acompanhando as atualizações e semanalmente voltamos com novidades sobre 4G aqui no blog. Acompanhe o Futurecom também nas redes sociais e não perca os melhores conteúdos sobre TI, Internet e Telecom.

Por redação Futurecom.