O poder do Big Data e dos monitoramentos online

Especialistas afirmam que os dados coletados através do Big Data e de buscas na internet são cada vez mais valiosos.

Imagem: Shutterstock
Imagem: Shutterstock

O Big Data tem sido assunto nos últimos tempos quando o tema é tecnologia e informação. Ele é o conjunto de dados fornecidos para análises das mais diversas maneiras, e têm auxiliado muitas empresas a conhecerem cada vez melhor os seus clientes e possíveis públicos, conforme noticiamos anteriormente aqui.

O economista americano Seth Stephens-Davidowtiz tornou-se um famoso especialista em Big Data, dedicando muitos estudos ao assunto. De acordo com ele, as informações conseguidas através de palavras chave e frases na internet, bem como os monitoramentos realizados com o Big Data, são cada vez mais preciosas. O especialista defende que estas ferramentas são poderosas e trazem com elas mais verdade sobre o perfil das pessoas do que qualquer outro método de pesquisa. Neste sentido, Stephens-Davidowitz afirma as pesquisas convencionais são muito diretas, e nestas, as pessoas acabam mentindo ou transformando suas respostas e opiniões. Por outro lado, quando estão interagindo na internet, agem naturalmente e com honestidade.

Sendo assim, o economista defende que em pouco tempo as pesquisas tradicionais irão se tornar obsoletas, e o monitoramento de dados através do Big Data terá cada vez mais poder. O Google e o Facebook, por exemplo, já têm feito grande uso do Big Data para a criação de novos produtos e também para vender inteligência para seus clientes. Empresas do mercado financeiro também têm utilizado o Big Data para prever e descobrir novos indicadores.

Além disso, setores como o da medicina vêem um grande potencial nesta ferramenta, visto que a análise de dados é aliada no diagnóstico precoce de doenças e de outros tipos de problema.

Que a tecnologia tem sido uma ferramenta de muito valor para inúmeros tipos de pesquisas e serviços, nós já sabemos, e o Big Data é uma delas. Para saber onde esta evolução crescente vai chegar, e para continuar atualizado sobre as novidades do mundo da tecnologia e comunicação, acompanhe semanalmente o blog Futurecom.