O que é Business Intelligence?

Business Inteliigence

Entre as diversas necessidades dos modelos de negócios atuais, o poder de transformar dados em informações relevantes tem desempenhado papéis decisivos. Apesar de não ser uma estratégia nova, as soluções profissionais de Inteligência de Negócios, ou Business Intelligence (BI) são prioridade em muitas empresas.

As estratégias de negócios têm utilizado grandes quantidades de dados em suas ações, principalmente através do crescimento exponencial do uso das redes sociais, e isso impulsionou o mercado de BI. Entenda este conceito amplamente utilizado pelos mais variados setores:

O que é BI?

Business Intelligence é, segundo o Gartner Group, o processo de transformar dados em informação e, em seguida, transformá-la em conhecimento. Além disso, essa estratégia pode ser definida como um conjunto de técnicas utilizadas para coletar dados de diversas fontes, organizá-los, analisá-los e compartilhá-los com os tomadores de decisão dentro das empresas.

Através dos processos de BI, desse, as organizações passam a explorar informações internas, presentes em armazéns de dados (os Data Warehouses já explicados aqui) e externas disponíveis no mercado. Tais informações possibilitam a avaliação do setor e dos concorrentes, visando a estabelecer estratégias de crescimento, maior lucratividade e satisfação de seus clientes.

Variações dos sistemas de BI

Os sistemas de Inteligência de Negócios podem ter algumas aplicações diferentes:

– Data Mining:  softwares responsáveis por analisar grandes quantidades de dados, normalmente utilizados para determinar comportamentos e análise preditiva. As técnicas de Data Mining mais comuns são as redes neurais, e árvores de decisão;

– Query Report: ferramentas de consulta utilizadas para extrair informações do Data Warehouse que permitem ao usuário final elaborar relatórios;

– Budgeting and Forecasting: ferramentas de controle de orçamento e previsão de vendas – planejamento.

– BPM/ CPM/ EPM: Business Performance Management, Corporate Performance Management e Enterprise Performance Management. São conjuntos de análises utilizados para monitorar o comportamento empresarial em relação a alguns indicadores;

– What-if’s ou ferramentas de simulação e;

– Dashboards.

Por que sua empresa deve aderir ao BI?

Independentemente do ramo de atuação, as soluções de Business Intelligence podem ser ótimas opções para alcançar o sucesso empresarial. Além de conhecer melhor seus processos e informações, as companhias são capazes de medir a efetividade de suas estratégias, controlando receitas e despesas.

O investimento em BI é extremamente vantajoso, já que pode ser uma ferramenta eficaz no controle de gastos e, ao mesmo tempo, para ganhar espaço no mercado através do desenvolvimento de diferenciais competitivos.

O Business Intelligence deve ser compreendido como um conjunto de ações e ferramentas essenciais para a análise e melhor comportamento no mercado. O estudo da competitividade na área de Tecnologia e a apresentação de soluções enriquecedores para os setores de TI, Telecom e Internet são características marcantes do Futurecom, o maior evento de Tecnologia da América Latina.

Acesse www.futurecom.com.br e conheça o evento que será realizado entre os dias 13 e 16 de outubro, no Transamerica Expo, em São Paulo.

Fontes: IT4Biz, SlideShare.