O que é DTH?

Televisão DTH

Imagem: SXC

O termo DTH refere-se a uma modalidade de transmissão de dados chamada “direct to home”. Constituída de cinco partes, a DTH é um sistema de televisão digital transmitida via satélite, ou seja, sem que haja a necessidade de cabos. Diferente dos canais comuns, as operadoras DTH não provêm seu próprio conteúdo, mas licenciam canais de terceiros, oferecendo apenas a a intermediação entre conteúdo, satélite e casa do consumidor.

Para estabelecer uma transmissão DTH é preciso ter uma fonte de conteúdo (canais como a TNT, AXN e HBO), um central de transmissão que emite os sinais do canal para o satélite, o satélite em si, uma antena receptora na casa do consumidor e o receptor, responsável por decodificar o sinal, transformando-o em imagem e som.

A principal vantagem do DTH em relação ao cabo é a maior abrangência que esta modalidade permite, devido à dispensa de cabos. O DTH permite ainda que o consumidor escolha o conteúdo a que quer assistir, pagando apenas por aqueles canais que são interessantes a ele. Além disso, a qualidade tanto da imagem quanto do som são muito boas e tendem a ser superiores à da TV aberta. Alguns exemplos de operadoras que usam o DTH são a SKY, OiTV e Claro.

Fontes: DreamSatellite, ProEletronic