O que é m-Health?

O que e m-Health
Imagem: reprodução/ Corbis

O mercado mobile está em constante evolução e as soluções encontradas por empresas da área têm atendido a diversas necessidades dos usuários. Entre elas, a saúde, por meio do m-Health.

A informação, comunicação e tecnologia estão transformando todo o sistema de saúde – prestação de cuidados, capacitação de recursos humanos, condução de pesquisas e apoio a ações comunitárias.

O que é?

O termo Mobile-Health (ou m-Health) representa o uso de tecnologias da informação e comunicação para cuidados com a saúde por meio de dispositivos móveis. Mais do que isso, o desenvolvimento de sistemas de m-Health são baseados em softwares e projetos que visam à assistência e educação voltados para a área.

Portanto, o m-Heatlh consiste, basicamente,  em melhorar a prestação de serviços e a coordenação dos sistemas de saúde através do aprimoramento do fluxo de informação em meios eletrônicos. O setor de saúde passou a ver na tecnologia diferentes possibilidades que facilitam a resolução de diversos problemas trazidos por mudanças sociais e culturais e pelos próprios avanços tecnológicos.

Exemplos da tecnologia

No ambiente virtual proporcionado pelo m-Health, uma variedade de projetos operam com o objetivo de melhorar os sistemas de saúde:

– Acesso à informação: aplicativos que facilitam o contato entre empresas da área e pacientes, a pesquisa sobre cuidados com a saúde e informações sobre tratamentos;

– Diagnóstico e rastreamento de doenças em tempo real;

– Disposição de conteúdo relevante para a prevenção e tratamento de doenças e;

– Treinamento online para colaboradores da área de saúde.

O Futurecom Ano 15 contará com diversos painéis de debate com tópicos altamente relevantes para os setores de TI, Telecome e Internet. O m-Health, por exemplo, será tema do painel M-health: a conexão inteligente da saúde com a mobilidade. Nele, profissionais da área abordarão como as tecnologias de M-Health podem potencializar um melhor atendimento a Saúde do Cidadão, através de recursos mais eficazes e com menores custos, particularmente em países em desenvolvimento.

Entre em nosso site e saiba mais sobre o Futurecom, o maior evento de Tecnologia da América Latina.

Fontes: Unifesp, GSMA, Promise.