Pagamento móvel, realidade aumentada e cloud são mercados em alta, afirma consultoria

Realidade aumentada está em alta

Fonte: Reprodução/PhotoXpress

Um estudo realizado pela Accenture, envolvendo quase 18 mil pessoas de 13 diferentes países, constatou que o mercado de dispositivos móveis está receptivo a novas tecnologias como o pagamento móvel, a realidade aumentada e o cloud computing. E o mais interessante: os consumidores estão dispostos a pagar pelos serviços.

Hoje, apenas 16% dos usuários fazem uso de sistemas para pagamento no smartphone ou tablet. No entanto, 74% afirmam conhecer o conceito e 39% teriam interesse ou planejam usar o sistema em um futuro próximo. Os principais interesses de compras mencionados são ingressos para cinema e teatro (55%), passagens de ônibus ou avião (46%) e roupas e sapatos (39%). Contudo, o primeiro passo para familiarizar o usuário com o pagamento móvel já foi concluído com êxito: 46% dos usuários afirmam já ter usado aplicativos ou sites de banco pelo dispositivo móvel.

Realidade aumentada

As possibilidades da realidade aumentada envolvem desde a facilidade de navegação até a possibilidade de criação de jogos e apps diferenciados. Embora seja usado há tempos, somente agora o conceito parece estar conquistando o usuário móvel. Enquanto que 17% dos entrevistados afirmam usar a realidade aumentada em seus dispositivos, 50% têm interesse de testá-la.

Cloud: serviços na nuvem

Os serviços na nuvem são, sem dúvidas, o segmento mais promissor do mobile, segundo a pesquisa. Dos entrevistados, 59% afirmam usar a cloud em seus dispositivos móveis e, de todos os interessados, 78% estariam dispostos a pagar pelo serviço. Em relação a valores, em mercados consolidados, mais de metade afirmou que aceitaria assinar serviços cloud por até US$ 10 mensais. Esse número, no entanto, cai para 16% em países emergentes, como o Brasil, a Rússia e a África do Sul.