Pesquisa PayPal aponta aumento nas compras via smartphones

Ontem (24) foi divulgada a terceira edição da pesquisa PayPal/Ipsos, que, entre outros pontos, definiu o perfil do consumidor online brasileiro – e uma das constatações mais latentes do estudo foi: 17% do total gasto em compras online nos últimos doze meses se deram via celular inteligente (em 2015, haviam sido 13%).

Ao todo, a Ipsos ouviu mais de 28 mil internautas em 32 países para entender, entre outras coisas, por que as pessoas têm comprado produtos e/ou serviços via internet. Aqui no Brasil os dados foram bastante conclusivos e, com certeza, indicaram informações bastante importantes para o e-commerce nacional. Por aqui, cerca de 67% dos internautas brasileiros compraram online nos últimos 12 meses. Sendo que, desses compradores online, 55% afirmaram ter adquirido produtos somente em sites brasileiros.

compras-smartphone-paypal-futurecom

Perspectiva positiva

A pesquisa também constatou previsões bastante promissoras para o comércio digital, isso porque 44% dos adultos entrevistados afirmaram acreditar que seus gastos online vão aumentar nos próximos 12 meses.

Principais descobertas sobre os hábitos dos consumidores brasileiros descobertos pela pesquisa:

Dos internautas que compraram online nos últimos 12 meses

73% o fizeram em sites de compras por intermédio de um navegador de internet;

12% por meio de aplicativos;

6% nas redes sociais;

9% em outros canais.

Nas compras online domésticas, os métodos de pagamento mais usados nos últimos 12 meses foram:

57% boleto bancário;

52% MasterCard;

48% PagSeguro;

47% Visa;

45% PayPal.

Ao que tudo indica, cada vez mais os dispositivos móveis se tornarão ferramentas para movimentar o consumo digital. Será que os smartphones serão os novos cartões de crédito? Estamos acompanhando todas as tendências para sempre trazer novidades para você aqui no blog, acompanhe semanalmente e fique por dentro de tudo o que acontece nos mercados da TI, internet e telecomunicações.

Por redação Futurecom.