Projeto Indústria 2027: o impacto das novas tecnologias na economia

O projeto inédito reúne pesquisadores com foco nos estudos acerca das projeções da economia e das tecnologias nos próximos dez anos.

Imagem: Portal da Indústria
Imagem: Portal da Indústria

O projeto Indústria 2027, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), possui como temática central estudar as principais tendências em novas tecnologias e qual a influência delas no futuro da economia e da indústria. O projeto acontece por meio da MEI – Mobilização Empresarial pela Inovação -, e possui um amplo grupo de pesquisadores de diversas universidades brasileiras.

Especialistas afirmam que a economia tem sido impactada de maneira significativa pelas crescentes novas tecnologias, como a Internet das Coisas e também nanotecnologias e outras inovações. O mundo encontra-se em momento de adaptação, pesquisando e descobrindo novas tecnologias como recursos para os mais diversos fins e setores.

No Projeto Indústria 2027, serão aprofundados conhecimentos sobre inovações como:

Internet das Coisas

Assunto recorrente quando se trata de tecnologia e inovação, a IoT permite criar sistemas de monitoramento inteligentes.

Tecnologia de Redes de Comunicação

Garante a conexão eficiente entre os setores da empresas até mesmo em escala mundial.

Big Data

A famosa ferramenta para ler, armazenar e interpretar dados, que auxilia as empresas com informações sobre produtividade e com insights para tomadas de decisões. Recentemente falamos aqui no blog sobre o poder do Big Data, leia aqui.

Inteligência Artificial

Sistemas de I.A. lidam com grande volumes de informações com o intuito de solucionar os problemas. Já tem sido usada para melhorar o atendimento em algumas empresas, por exemplo, conforme falamos anteriormente aqui.

Nanotecnologia

Ela permite aumentar a produtividade de diversos setores, como de beleza e moda, criando produtos mais benéficos à saúde.

O Projeto Indústria 2027 irá analisar estas e ainda mais ferramentas de novas tecnologias para examinar o impacto em modelos de negócios diversos que movimentam a economia atualmente, e que são tendências para o futuro, como a agroindústria, complexo automotivo, tecnologia da informação e comunicações, entre outras.

No início de 2018, o Projeto Indústria 2027 irá publicar um livro com os resultados destes estudos, e promete com isto também orientar políticas públicas.

Enquanto o resultado oficial do projeto não sai, relembre aqui quando falamos anteriormente sobre prospecções relacionadas à indústria e às novas tecnologias.

Fonte: Revista Exame.