Projetos de pesquisa recebem incentivo do Brasil e da União Europeia

Projetos de pesquisa eleitos receberão incentivo de até R$ 60 milhões para serem desenvolvidos.

Imagem: Shutterstock
Imagem: Shutterstock

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) do Brasil e a União Europeia possuem um programa chamado ‘Horizonte’, em prol do incentivo aos projetos de pesquisa, o qual é supervisionado pela Secretaria de Política de Informática (Sepin) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Foi divulgado o resultado da chamada que selecionou seis projetos de pesquisa em Internet das Coisas, 5G e Computação em Nuvem. Os projetos serão financiados com um orçamento total de 16 milhões de euros, ou 60 milhões de reais, com duração de três anos como recurso para serem desenvolvidos. O desenvolvimento dos projetos será supervisionado por órgãos de ambos os países.

Dentre os projetos de pesquisa selecionados participam diversas entidades, tanto do lado brasileiro quanto do europeu. Do Brasil são 39 instituições, entre universidades, centros de pesquisas e empresas envolvidas.

O programa recebeu 51 propostas, das quais apenas seis foram selecionadas para receberem o investimento. Destes, três são na área de Internet das Coisas, dois em Computação em Nuvem e um em Redes 5G. Os projetos são voltados para solucionar problemas reais, e estão alinhados com a área de Tecnologia de Informação da Comunicação.

A parceria estratégica entre o Brasil e a União Europeia tem contribuído para reforçar os laços entre as empresas e academias dos países e também para promover o desenvolvimento tecnológico.