Qualcomm realiza testes com rede 5G

Até 500% mais veloz do que a conexão 4G: esse foi o resultado que a Qualcomm conseguiu com seus primeiros testes realizados com rede 5G, de acordo com anúncio realizado na segunda-feira, dia 16 de Outubro. Na mesma oportunidade, a empresa também revelou um design de referência para smartphones compatíveis com a nova rede.

5G e qualcomm - blog futurecomm

Como já vimos aqui, muito se espera sobre as capacidades do 5G e sua larga utilização em produtos que dependem de internet. Os resultados obtidos pela Qualcomm motivaram: o smartphone testado chegou a atingir mais de mil megabytes de velocidade, ou seja, ultrapassar a marca do gigabit. A expectativa é que a tecnologia, quando totalmente desenvolvida, possibilite atingir 5 gigabytes de velocidade.

Vale lembrar que não é apenas a Qualcomm que está pensando no 5G. Como já mostramos, cerca de 25 operadoras em mais de 15 países de movimentam e fazem investimentos para possibilitar as redes até 2019. No Brasil, onde a tecnologia é esperada em 2020, o Centro Tecnológico da PUC do Rio de Janeiro já realiza testes com a nova rede.

Já no que se refere ao design de referência para os futuros smartphones que suportarão essa tecnologia, o aparelho muito se assemelha ao que já está sendo produzido. O destaque é o espaço maior para a bateria. Abaixo, é possível conferir a imagem divulgada pela empresa.

5G e qualcomm - blog futurecom
Divulgação / Qualcomm.

O teste preliminar da Qualcomm e a velocidade obtida também levantam a discussão do forte papel do 5G entre a Internet das Coisas. Sistemas complexos que irão exigir conexões estáveis e rápidas, como os de carros autônomos – um futuro não muito distante -, se apropriarão certamente das capacidades do 5G.

Continue por dentro das principais informações sobre Internet, Telecom de TI ficando ligando no blog do Futurecom, e maior e mais qualificado evento do segmento na América Latina.

 

Por redação Futurecom, com informações de TechTudo.