Reconhecimento facial: mais uma solução apresentada no Futurecom 2016

Semana passada nós fizemos um resumo para vocês mostrando algumas das inovações tecnológicas que os expositores do Futurecom 2016 trouxeram para o evento desse ano, e a partir de agora trataremos detalhadamente de cada uma delas, assim você não perde nenhuma novidade.

A NEC, por exemplo, trouxe em seu stand uma novidade para otimizar o dia a dia das instituições financeiras e, consequentemente, dos usuários. Trata-se de uma solução de reconhecimento facial. Em linhas gerais, as pessoas terão um cadastro nas instituição que disponibilizará a alternativa e isso garantirá que ela debite valores de sua conta corrente a partir de uma reconhecimento da face, mais ou menos o que acontece hoje com as digitais nos caixas eletrônicos.

reconhecimento-facial-nec-futurecom

De acordo com a desenvolvedora, nas lojas brasileiras são registradas em média 5 mil tentativas diárias de fraude, um problema que vem de encontro à alternativa da NEC. Para combater as fraudes a empresa garante que o reconhecimento facial é bastante útil.

Em linha gerais, o sistema capta imagens e analisa as proporções do rosto, como distância entre olhos, nariz e boca e, a partir daí, a pessoa é reconhecida mesmo que coloque óculos, chapéu ou peruca. O reconhecimento facial é mais uma opção de biometria, sendo que a mais utilizada hoje é a digital, mas vale lembrar que ainda existem outras formas identificação, como a por íris, voz e DNA.

O sistema autorizado de identificação multibiométrica da NEC foi projetado para potencializar a pesquisa multimodal de diversas fontes biométricas como, por exemplo, impressões digitais, imagens faciais e também capturas da íris. A solução pode sim ser utilizada na identificação civil e também na criminal.

Acompanhe a matéria veiculada no Jornal Nacional em que foi abordada essa nova tecnologia apresentada no Futurecom 2016.

Por redação Futurecom.