Semáforos Inteligentes estão chegando a São Paulo

Os semáforos inteligentes possuem tecnologia ímpar e não são mais um futuro distante. São Paulo é uma das cidades com projeto para implementar a novidade.

Imagem: Shutterstock
Imagem: Shutterstock

Os semáforos inteligentes são conectados com Wi-Fi, e são a grande promessa para solucionar problemas de tráfego intenso nas grandes cidades. São Paulo é a maior cidade brasileira e é também uma das principais do mundo. Em termos de trânsito, SP conta com uma frota de mais de 8 milhões de veículos que rodam por 17 mil quilômetros.

Com isto, há aproximadamente 6,5 mil cruzamentos em São Paulo, enquanto apenas 1,2 mil semáforos são conectados, e somente 600 têm capacidade de atuação remota e aplicações de inteligência.

A ideia é trazer os semáforos inteligentes para otimizar a gestão da mobilidade urbana. Um modelo de projeto está sendo desenvolvido para reformular todo o sistema em questão fazendo uso da tecnologia, colocando os pontos de Wi-Fi nos semáforos, e permitindo assim a criação de um sistema de Internet das Coisas (IoT).

Com os semáforos inteligentes, haverá uma espécie de diálogo entre eles, os veículos e as vias, trazendo mais eficiência aos semáforos, mais qualidade ao tráfego da cidade e, consequentemente, mais segurança também. Este “diálogo” é chamado de “onda verde”, e consiste na sincronização dos semáforos inteligentes de acordo com o fluxo de veículos.

Os semáforos inteligentes estão diretamente ligados ao conceito de cidades inteligentes – Smart Cities -, que pretendem conectar toda a infraestrutura das cidades. Relembre este interessante tema aqui, quando falamos anteriormente a respeito.