Soluções para cidades inteligentes de empresas brasileiras serão testadas por ABDI e Inmetro

Empresas e instituições tiveram a oportunidade de enviar, até o fim do mês de setembro, soluções e propostas para cidades inteligentes para que fossem demonstradas no Ambiente de Demonstração de Tecnologias para Cidades Inteligentes, um projeto da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Inmetro.

Para a iniciativa, um campus preparado para as demonstrações está operando em Xerém (RJ). Os produtos e soluções serão testados, avaliados e qualificados de acordo com fatores de interoperabilidade, segurança, desempenho, entre outros. O projeto como um todo é fruto de um interesse da indústria nacional em fortalecer as bases para o desenvolvimento de soluções para cidades inteligentes, além de definição de conformidade para as tecnologias e medidas para estímulo de mercado.

Cidades inteligentes Futurecom Blog

Como já falamos aqui, avanços no campo da Internet das Coisas (IoT), essencial para soluções para cidades inteligentes, crescem fortemente no Brasil. Além do estabelecimento da primeira rede nacional para IoT no país, o desenvolvimento de softwares também tem sido impulsionado, guiando ao crescimento esperado do segmento para toda a América Latina.

Para Ambiente de Demonstração de Tecnologias para Cidades Inteligentes foram inscritas soluções em desenvolvimento, pré-comerciais e comerciais. Além de identificar os projetos, também foi importante para o Inmetro e a ABDI a identificação de fornecedores de materiais e serviços para o aprimoramento de tecnologias para cidades inteligentes, além do conhecimento de entidades apoiadoras do segmento.

Desde o início, o Inmetro e a ABDI deixaram claros que as empresas deveriam apresentar suas soluções, produtos ou serviços de forma voluntária, estando passíveis a qualificações e testes. O ambiente para as demonstrações é que estará sendo disponibilizado pelas duas entidades.

Para a avaliação, as propostas submetidas serão adequadas aos cenários específicos relacionados à funcionalidade da solução. São eles: Energia, Iluminação, Água, Gás e Saneamento; Infraestrutura Digital; Gestão Pública; Mobilidade Urbana; Ambiente e prevenção de Desastres; Edificações e Construções Inteligentes; Qualidade de vida (segurança pública, saúde e educação).

Discussões sobre Internet das Coisas e soluções para cidades inteligentes são temas constantes nas discussões do Futurecom, e com certeza estarão presentes em nosso próximo evento. Entre os dias 2 e 5 de Outubro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, acontece o Futurecom 2017. Não perca!

 

Por redação Futurecom, com informações de ABDI e Inmetro.