Sustentabilidade digital: uma tendência no mundo empresarial

A sustentabilidade digital é um conceito que promete fazer uso dos recursos tecnológicos em prol da sociedade e do meio ambiente. Saiba mais sobre esta tendência.

 

Imagem: Shutterstock
Imagem: Shutterstock

A sustentabilidade digital é mais uma prova de que a transformação tecnológica está acontecendo em todos os setores de negócios. As mais diversas áreas estão fazendo uso de recursos digitais para otimizar seus resultados, e a preocupação com a questão da sustentabilidade é uma delas.

Há muito tempo que as empresas possuem a visão sustentável como um pilar organizacional, seja em prol do meio ambiente, de entidades carentes, entre outros. O conceito de sustentabilidade digital é uma oportunidade de utilizar as inovações tecnológicas no processo de cumprir as metas aliadas à sustentabilidade.

Muitas empresas estão demonstrando preocupação com o desperdício de energia e também com a emissão de gases poluentes, e quanto a estes recorrentes problemas, a sustentabilidade digital possui um papel que promete fazer toda a diferença.

São tendências de sustentabilidade digital resoluções como:

– Placas solares conectadas a sistemas autônomos podem distribuir a luz dentro de um prédio, de maneira inteligente, e até mesmo regular a energia disponível para um equipamento de acordo com o seu nível de utilização, evitando o desperdício. Este procedimento será bastante benéfico em grandes empresas e indústrias.

– Em combate à poluição, empresas estudam a otimização do sistema de navegação para que os veículos – como os de entrega de produtos – façam trajetos mais curtos e emitam menos gases poluentes.

– Migração dos CPDs locais com servidores próprios para estruturas como Cloud, Data Center, etc. Estas estruturas substituem servidores físicos, economizando energia, e oferecem serviços completos para diferentes tipos de negócios.

– Dispositivos de tecnologia de informação e comunicação (TIC) que tendem a conseguir reduzir significativamente a emissão de gases em âmbito global.

A sustentabilidade digital já está no vocabulário empresarial, e é uma oportunidade para que as empresas cumpram cada vez mais o papel em prol do meio ambiente. Ela é um conceito que está atrelado à transformação digital, que consiste neste processo em que diversos setores e diversos processos estejam se modificando com o auxílio tecnológico. Relembre quando falamos anteriormente aqui no blog sobre ferramentas da transformação digital que já estão em nosso dia-a-dia.