Tecnologias que mudam a forma de como pagar contas

A tecnologia está sempre em prol de facilitar diversos processos, e o pagamento de contas tem sido alvo de muitas mudanças e projetos.

 

Untitled
Protótipo de caixa eletrônico. Imagem: G1

 

Os grandes caixas eletrônicos foram uma revolução quando surgiram, mas poderão ser esquecidos em questão de poucos anos. Caixas que se assemelham a smartphones, com tela touch e espessura fina é o que está por vir, e até mesmo liberação de saques pelo celular. Chamado de “Caixa Eletrônico Smartphone”, ele usa tecnologia sem fio e permite programação de saques via internet, que poderão ser retirados via QR code até por quem não tem conta em banco. Uma grande evolução que promete acabar com as tradicionais e longas burocracias dos processos de pagamentos bancários.

Outro processo de pagamento que pode ser beneficiado com o avanço da tecnologia são os pedágios. A MasterCard anunciou uma solução de pagamento por meio de uma pulseira inteligente de comunicação por aproximação. Neste caso, as transações poderão ser realizadas por smartphones com carteiras digitais e cartões com recurso de pagamento sem contato.

Os ônibus e metrôs também têm sido alvo de soluções tecnológicas para facilitar o modo de pagamento. A ideia é que haja um sistema que permita aos usuários o pagamento via cartão de crédito e débito, ou pelo celular. Nesta situação também são usados os cartões de pagamento sem contato. Este recurso já está em fase de teste em algumas linhas das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre.

Até as famosas selfies serão usadas neste cenário. Elas já estão sendo usadas como senha em alguns bancos, assim como o recurso de biometria já conhecido.

Anteriormente, falamos aqui no blog sobre o conceito de mobile banking que está em crescimento, trocando muitas vezes a presença na agência bancária por um clique no smartphone. Relembre esta matéria aqui.