Telefônica/Vivo e Mastercard anunciam parceria para pagamentos por celular

Telefônica e MasterCard investem em m-payment

Fonte: Reprodução/Terra

Telefônica/Vivo e Mastercard anunciam parceria para pagamentos por celular

Menos de uma semana após anúncio semelhante da Claro e do Bradesco, a Telefônica/Vivo e a bandeira de cartões de crédito MasterCard International divulgaram nesta quarta-feira, 28, em São Paulo, uma parceria para a formação de uma nova empresa: a Mobile Financial Services (MFS). O objetivo do projeto, ainda em fase de testes e com lançamento previsto para abril de 2013, é oferecer uma solução de pagamentos móveis com vantagens suficientes para a adesão da população desbancarizada ao serviço, que une pequenas transações via celular e um cartão pré-pago para saques e compras no varejo.

As transações via celular são feitas pela tecnologia USSD (Unstructured Supplementary Service Data), uma espécie de mensagem de texto e interface que funcionam em qualquer celular GSM. Nesses aparelhos, o usuário (apenas da Vivo) poderá realizar transferências de valores pequenos e recargas para o próprio número ou para o de outro usuário da operadora. Compras e saques nos 70 mil terminais de autoatendimento da rede Cirrus (que incluem caixas do 24 Horas) no Brasil precisam necessariamente ser realizados pelo cartão de plástico. A ativação é sem custo e demanda envio de SMS para cadastro e ligação para o SAC da empresa para desbloqueio do cartão.

O nome do serviço ainda não foi escolhido, mas há quatro modelos de tarifas sendo testados no momento. As empresas se recusaram a revelar maiores detalhes, limitando-se a dizer que seriam taxas “bastante vantajosas” para os clientes. Haverá uma recarga mínima na conta do serviço, que poderá ser de um valor de R$ 20.

Fonte: TI Inside Online (28/11/2012).