Transmissão de dados: novo padrão oferece até 5 Gbps de velocidade

O Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) aprovou nesta semana, a nível internacional, um novo padrão para redes cabeadas. Com a promessa de melhorar a transmissão de dados, o padrão “802.3bz-2016, 2.5G / 5GBASE-T” pode variar entre 2,5 Gbps a 5 Gbps de velocidade, superior aos mais comuns atualmente.

Um dos seus diferenciais é que ele não exige cabos especiais para ser utilizado. É possível atingir a velocidade de 2,5 Gbps com cabos Cat 5e e a máxima com cabos Cat 6.

rede-dados-futurecom
Foto: Reprodução / Techtudo

O novo padrão foi criado para ficar no meio do caminho entre as redes de 1 Gbps e as de 10 Gigabit Ethernet, que precisam de cabos específicos, mais caros e mais vistos em ambientes corporativos. A novidade pode usar cabos comuns, pois a largura da banda é menor, mesmo com uma tecnologia semelhante às redes 10GBASE-T, e isso faz com que sejam desnecessárias blindagens de alta qualidade.

Hoje, as redes mais comuns, domésticas, contam com aparelhos que podem chegar em torno de 1 Gbps de taxa de transferência. Entretanto, redes Wi-Fi podem chegar a mais de Gbps.

Com a novidade, será possível mais que dobrar a taxa de transferência de dados, permitindo ainda mais a troca de grandes arquivos, como filmes em 4K, ou o acesso ao armazenamento de arquivos em redes de computadores.

Apesar da aprovação, poderá demorar até que a tecnologia esteja disponível e se torne popular, visto que algumas adaptações precisariam ser feitas, em roteadores, por exemplo.